Se a alma vive após a morte do corpo, obrigatoriamente deverá ir para algum lugar. Para aonde iria? Jesus falou do destino de dois homens, após terem morrido. O primeiro, um rico, que viveu soberbamente, morrendo, foi parar no inferno. Lá sofreu tormentos aterrorizantes. Já o segundo, um pobre mendigo, doente, com feridas, ao morrer, foi habitar com o pai Abraão nos céus (Lucas, 16:19-31).

Há nas Escrituras narrativas que deixam claro que existe um lugar chamado de “região da sombra da morte” (Salmos 23:4). Podemos afirmar que existem três locais em que as almas poderão habitar depois da morte física, os céus, os infernos e o vale da sombra da morte.

No entanto, não é o local para aonde vão, que determina se sofrerão ou terão alegria. Cada um é atraído para o lugar que está em acordo com o estado de espírito que se encontra. Ou seja, se estiver atormentado e com remorso, padecerá toda sorte de sofrimentos nas regiões sombrias. Estando em paz com Deus, encontrará alegria e conforto nos céus.

Se não fosse o estado de ignorância da humanidade, as despedidas dos que partem deste mundo, não causariam tanto sofrimento aos que permanecem aqui. A sensação é a de que a morte é o fim de tudo e que nunca mais verão os seus queridos. As Escrituras dizem que os que deixam esta vida, passam a ser cuidados pelo Senhor, em qualquer lugar que forem. Os que vão para as regiões de sofrimento, contarão com a misericórdia de Deus que, cedo ou tarde, os acolherá. Já aqueles que se dirigem para os lugares celestiais, despertarão com alegria e grande contentamento.