Vivemos dias de aflição com a chegada no país do novo coronavírus, surgido na China no final do ano de 2019. Chamado também de Covid-19 o vírus tem tudo para ser um grave problema de saúde pública, uma vez que se propaga de forma incomum. Cada doente pode contaminar duas ou três outras pessoas. O pior é que o transmissor pode disseminar o vírus sem apresentar nenhum sintoma. Enfim, ele está sendo comparado ao vírus da gripe espanhola, que matou entre 50 a 100 milhões de pessoas nos anos de 1918 e 1919.

Quase todos os países já possuem doentes e mortos. Há, em alguns lugares, desespero em torno do desabastecimento de remédios e alguns itens de higiene e alimentação. Nós que somos o Povo de Deus, precisamos nos posicionar frente aos acontecimentos, tanto para cuidar de nós mesmos, como daqueles que Deus colocou sob nossa responsabilidade. A fé não dispensa cuidados.

Tomemos algumas medidas para minimizar riscos. A melhor providência são os cuidados com a limpeza. Higienize com frequência, suas mãos. Elas podem ser lavadas em água e sabão diversas vezes por dia. O álcool gel pode ser utilizado sempre que necessário, várias vezes ao dia. Evite ficar perto de pessoas com sintomas de gripe ou resfriado, com tosse, febre ou mal estar. Quem estiver gripado deve procurar o posto de saúde mais próximo, para realizar os testes virais. Nesses casos, é aconselhável o usado de máscara cirúrgica, que deve ser trocada, várias vezes ao dia.

O coronavírus é um organismo que ataca principalmente as pessoas idosas ou aquelas que, por alguma razão, estão com seu corpo enfraquecido por outras enfermidades. Como as crianças ainda têm um sistema imunológico em formação, cuidados devem ser tomados evitando expor os pequenos a aglomerações, visitas e passeios desnecessários.

Aguardemos até que o surto perca sua força, o que deve ocorrer, segundo as autoridades, após um período de 4 meses. Que Deus nos ajude e proteja nosso Israel.

 

“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti”. Salmos 91.2-7