Ao afirmar que novas são cada manhã, o Profeta quis dizer que Deus renova a sua Criação todos os dias, fazendo com que o hoje seja diferente de ontem, semelhante às águas do rio que nunca serão iguais. Inovação, novidade, trata-se de uma das características da manifestação do Criador.
Se você deseja viver em harmonia e integrado a Deus, livre do velho estado de ignorância que aprisiona e deixa estagnado, terá que possuir a característica divina, renovando-se sempre. Como acontece com a luz do sol, que se renova todos os dias, o ar que respiramos que nunca é o mesmo e, as novas oportunidades e misericórdias do Senhor.
Ninguém se renova mantendo o perfil anterior, mudar é deixar as coisas velhas, esquecendo das ideias pré-concebidas, dos sentimentos ruins que nos causam mal. Quem se propõem a mudar renovando a sua vida, terá a seu favor o Criador que se vale do progresso e melhoria de todas as coisas, para aperfeiçoar sua criação, seja o homem, a religião, a política, o casamento, a amizade, tudo precisa ser aperfeiçoado.
O versículo do livro “Lamentações” termina dizendo da “fidelidade”, após falar do Deus que tudo renova a cada manhã. Isso tem a intenção de nos mostrar o quanto o Senhor é fiel e nos ama, pois, em Sua imutabilidade, tudo faz novo para a nossa felicidade.
Excelente artigo.
Como rios que não voltam suas águas, como sol se renova a cada aurora, assim devemos renovar nossa MENTE, como disse Paulo aos romanos cap. 12, e deixando as coisas que para trás ficam, prossigamos pra frente, para nosso Alvo, que é o Nosso Eterno Criador. Amém!